Pressão arterial – o que é, cuidados e redução

Pressão arterial é o nome dado à força exercida pelo bombeamento do sangue na parede das artérias. Dentre as doenças relacionadas à essa pressão, podemos citar a hipertensão pulmonar, a hipotonia arterial e a hipertensão arterial – que no Brasil atinge a marca alarmante de 24,3% da população. No texto abaixo você irá conhecer um pouco mais sobre as principais doenças relacionadas a pressão arterial, os cuidados que se deve tomar para evita-las e como reduzir seus números caso ocorra o diagnóstico; para começarmos, precisamos primeiro entender como funciona o ciclo cardíaco.

Ao medirmos nossa pressão, nos deparamos com dois números sendo que, desses números, o primeiro é sempre maior que o segundo; esses números nos dão as medidas da pressão sanguínea em mmHg – milímetros de mercúrio e se referem a duas fases do ciclo cardíaco: a sístole e a diástole.

Durante a sístole, o coração está se contraindo para bombear o sangue por todo o corpo; é na sístole que os átrios se contraem, impulsionando o sangue para os ventrículos que, por consequência, bombeiam o sangue para as artérias. É nesse processo que nos deparamos com a pressão arterial sistólica (ou “máxima) onde o sangue pode atingir pressão entre 120 a 140mmHg – em uma pessoa saudável e em repouso.

Enquanto a sístole é contração, a diástole é o relaxamento dos músculos cardiovasculares; nesse período, ocorre a dilatação dos ventrículos que permitem a entrada do sangue no coração. É durante a diástole que identificamos a pressão arterial diastólica (ou “mínima”) onde o sangue está fluindo antes de ser bombeado, durante esse processo sua pressão encontra-se em uma média de 80mmHg nas mesmas condições apresentadas acima.

Imagine que seu coração repita esse processo cerca de 70 vezes por minuto durante toda a sua vida, se assim já é exigido um bom esforço do músculo cardiovascular, quando é identificado algum problema arterial, esse esforço dobra e o corpo pode entrar em colapso